Locomoção Impossível

segunda-feira, 14 de junho de 2010 14:29 Rabiscado por De Carona
Do Grupo

Todo cidadão paulistano já se encontrou na situação de perder horas de seu dia tentando se locomover de um lugar para o outro. A cidade cresceu de uma maneira extremamente acelerada (e desorganizada) e o setor de transporte local parece estagnado ou, no máximo, em um desenvolvimento lentíssimo. Isso é fácil de ser observado, não apenas pelos habitantes, mas também pelos turistas que pretendem movimentar-se nos horários conhecidos como de pico. Tentar sair de casa por volta das 7 às 10 horas da manhã, ou das 18 às 20 horas, é uma missão quase impossível.
Esse conflito diário não acontece apenas com os motoristas de automóveis particulares, tentar utilizar o transporte público na hora do rush não é nada fácil. Os ônibus, mesmo depois da criação de corredores específicos para a sua circulação em algumas das grandes avenidas da cidade, ficam enfileirados por muito tempo graças à super lotação das ruas paulistanas. A aglomeração é tão grande que ver pessoas se pendurando do lado de fora do transporte já é uma cena comum, que não choca nem chama grande atenção.


O tráfego muito intenso nas vias levaria muita gente a pensar que o metrô ou o trem seriam uma boa alternativa para fugir da confusão, por serem mais velozes e se manterem em trilhos, deixando de competir com ônibus e carros nas ruas da cidade. Mas nem eles servem de solução para o cidadão. A entrada em vagões nos horários mais movimentados é uma luta. O número de trabalhadores que contam com esse veículo como meio de transporte é muito maior do que a capacidade que o trem possui, mesmo espaçoso, existem poucas máquinas e lotam conforme o horário. Isso sem contar que não é possível chegar a todos os locais da cidade através desses meios de transporte, que ainda possuem poucas linhas para uma cidade do tamanho de São Paulo.
A qualidade dos meios de transporte público não supre as necessidades dos habitantes da cidade e é tão precária que, muitas vezes, chega a ser um desrespeito. Os vagões e ônibus ficam completamente lotados, as pessoas se distribuem ao longo deles sem a menor segurança, estando extremamente sujeitas a ferimentos graves em um eventual acidente. Aqueles que possuem assentos preferenciais acabam ficando sem o direito de sentar, não apenas pelo desrespeito dos outros passageiros, mas também pela inviabilidade de locomoção dentro do próprio veículo. Para onde vai o dinheiro que o governo cobra, em impostos, de todos nós para fazer a manutenção e proporcionar segurança e conforto no transporte público?


Confirmando a dificuldade de locomoção que paulistanos sofrem, passamos uma tarde tentando atravessar a cidade da zona Oeste para a zona Sul. Nossa surpresa não foi tamanha quando nos deparamos com dezenas de pessoas a mais do que o ônibus suportava.
“Após um dia inteiro de trabalho é praticamente impossível chegar em casa sem estar extremamente estressada e cansada. O caminho de ida e de volta acaba sendo muito pior do que o próprio trabalho."
Diz Ana Lúcia Costa, uma empregada doméstica de 42 anos que é obrigada a pegar três ônibus diariamente para chegar do seu trabalho até a sua casa.
"O pior é saber que tem que esperar o outro ônibus chegar no ponto e vai estar muito mais lotado. Ainda chego em casa pego as crianças na creche e faço a janta. Mesmo com essa dor no braço e nas pernas de ficar em pé aqui."
Completa a operadora de telemarketing Márcia Noronha, de 36 anos, que precisa sair do bairro de Perdizes e ir até o Capão Redondo todos os dias.
Mudando de veículo, tentando mais sorte dessa vez, nos aventuramos a pegar o trem na linha 9-Esmeralda. Sem conseguir levantar os braços, até fazer uma simples entrevista foi um transtorno. Todos de pé e carregando muita coisa, era difícil conseguir chegar à porta para desembarcar na estação. Daniela Almeida, jornalista de 38 anos nos disse:
"Imagino o que vocês não vão sofrer para anotar o que as pessoas vão contar. Esse trem é um sufoco só. Vocês não vão nem acreditar, mas dois meses atrás quebrei a costela por estar segurando uma prancheta e ser muito espremida aqui!"
Está mais do que certo que transitar em São Paulo é um atraso para todos os cidadãos... O problema do transporte público demonstra o descaso do governo paulistano com sua população. Reclame, denuncie, busque seu direto!

0 Response to "Locomoção Impossível"