Futebol de parar o trânsito

domingo, 20 de junho de 2010 22:28 Rabiscado por De Carona

Do Grupo

No dia de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Fifa, o trânsito parou na cidade de São Paulo. Por volta das 15h da tarde, meia hora antes do início do jogo, o número de carros nas ruas ultrapassou muito a média do horário e a CET  (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegou a registrar 203 km de congestionamento na região metropolitana.
O transporte público também apresentou um movimento inesperado nas horas que antecederam a partida. Mesmo com as empresas de transportes reforçando sua equipe de funcionários, a demanda de passageiros superou as expectativas e o caos tomou conta da metrópole. Nas linhas de trem, por volta das 14h, a multidão já marcava presença nas estações e sofria para conseguir entrar nos vagões. Muitos paulistanos foram pegos de surpresa pela quantidade de gente nas ruas em todos os meios de transporte.
A cena de pessoas descendo de táxis e saindo correndo nas ruas para tentar chegar a tempo de assistir ao jogo foi comum naquela tarde, descreveu Maria Lúcia Faria que pegou o ônibus Socorro à 1h e meia de terça-feira. Sortuda, ela desceu do ônibus 3h e 20min e conseguiu acompanhar a partida desde o início, mas levou quase duas horas em um trajeto que costumava fazer no mesmo horário em 35 minutos. Segundo Maria Lúcia, quando desceu do ônibus ele ainda estava lotado, como se fosse 6h da tarde (momento de mais movimento na cidade) e a grande maioria dos passageiros não chegaria para o início do jogo.
O número de acidentes nesse período também foi maior que a média. Os motoristas deixaram o bom senso de lado para conseguir chegar mais cedo em casa e acabaram ultrapassando sinais e avançando em cruzamentos, aumentando a quantidade de batidas naquele período. Mesmo a CET reforçando a fiscalização e monitorando as ruas de São Paulo a imprudência falou mais alto e o número de vítimas foi maior que o previsto.
Para surpresa da população, instantes depois do final do jogo o trânsito fluía bem, mesmo sendo “a hora do rush” na cidade. A partida da seleção modificou a rotina da população e com o fim do expediente mais cedo, o trânsito de volta pra casa também se adiantou e acabou pegando muita gente de surpresa.
Trens e metrôs lotados e asfaltos parados foram o cenário de pré-jogo naquela tarde que, apesar do transtorno, acabou com o Brasil vitorioso que bateu a Coreia por 2x1.

                                                                                                                        Foto: UOL

1 Response to "Futebol de parar o trânsito"

  1. Ana Beatriz Camargo Says:

    Concordo com tudo. Nos arredores da PUC, ainda em Perdizes, à partir da hora do almoço o fluxo de carros já estava bem intenso, mas logo após o jogo as ruas estavam super calmas.

    Vai entender...